quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Responsabilidade Social nas Organizações

Desde o início dos anos 1990 as empresas vêm percebendo a responsabilidade que exercem diante da sociedade e a importância de uma educação continuada, a igualdade de oportunidades, a inclusão social e desenvolvimento sustentável. As indústrias crescem diariamente aumentando a geração de resíduos e impactos no meio ambiente. A globalização trouxe consigo um maio acesso ao conhecimento, e uma maior capacidade de participação da sociedade, aumentando cada vez mais a cobrança da sociedade com as organizações. São estes os fatores que chamam a atenção das empresas para a responsabilidade. Agora elas não serão apenas responsabilizadas pelos impactos negativos mas pela indiferença e imprudência. Aí a importância de comunicar bem o seu público interno a fim de enraizar os valores da empresa e a responsabilidade de cada um para o bem de todos. É preciso desenvolver ferramentas que engajem a equipe em prol de um objetivo, para isso o RP deve passar as informações de forma clara e transparente, deixando o canal da comunicação sempre aberto. Uma boa alternativa é utilizar os meios de comunicação já existentes, como revista, boletim e intranet, para comunicar de maneira eficiente com este público, mantendo-os informados do que está acontecendo, por que, como e onde tudo vai acontecer, outra dica é abrir um espaço para perguntas e sugestões além de criar vídeos com animações e até jogos de interatividade para tornar esta informação mais fácil e dirigida. No entanto existe também a responsabilidade moral que não é coercitiva, não é negociável e não é evidente. Aí encontramos alguns problemas, não é possível determinar padrões satisfatório de comportamento, pois existem diferenças de conceitos, de religião, de desejos e vontades entre as pessoas, culturas criações etc. O importante é que todas as ações sejam realizadas de forma coerente pensando de dentro para fora, reorganizando suas pendências, atendendo as necessidades dos colaboradores e gestores, cuidando para que a organização funcione de maneira saudável. Diante disto, temos claro que a responsabilidade social das organizações compreende o conjunto de deveres morais das pessoas que dirigem a empresa e os que são dirigidos, sempre pensando a sociedade como um todo.

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